As miss mundo Angola 2021, Ruth Carlos, e da Namíbia, Annerie Maré, anunciaram, domingo, na cidade de Menongue, a criação de uma parceria para a implementação, nos próximos dias, de um projecto de agricultura de subsistência, para apoiar famílias camponesas em situação de vulnerabilidade, na província do Cuando Cubango.

05/07/2022 .  09H19

Em declarações à imprensa, a miss mundo Namíbia 2021 explicou que a intenção surgiu durante a gala miss mundo, que decorreu em Outubro do ano passado, em Porto Rico, onde se conheceram, e que decidiram ir ao Cuando Cubango para amadurecer a ideia, assim como identificar as localidades onde, numa primeira fase, vai ser implementado o projecto.

Sublinhou que, para o êxito do projecto, estão a mobilizar parceiros na Namíbia e em Angola, para adquirir meios agrícolas. Annerie Maré avançou que as famílias camponesas vão ser apoiadas com sementes, fertilizantes, charruas, catanas, enxadas, entre outros meios, incluindo formação em técnicas modernas de produção agrícola. 

Fez saber que vão ser criadas hortas sustentáveis nas comunidades para o empoderamento das famílias camponesas, para que tenham sempre o que comer e o excedente venderem, para que consigam dinheiro para outras necessidades. 

Annerie Maré disse que ficou bastante impressionada com os recursos hídricos e terras aráveis que a província do Cuando Cubango tem e que, a cada dia que passa, estão a escassear na Namíbia.

Deu a conhecer que muitos empresários namibianos têm estado a manifestar a intenção de investir no Cuando Cubango no sector Agropecuário e não só, porque a província tem excelentes condições para a prática da agricultura em grande escala.

A miss mundo Angola, Ruth Carlos, disse que, durante o seu mandato, pretende, também, trabalhar para a melhoria do saneamento básico. Fez saber que no Cu-ando Cubango vão contar com o apoio directo da Organização Não Governamental (ONG) Operação Mobilização (OM), que tem estado a trabalhar, também, no apoio às comunidades.

As misses mundo de Angola e da Namíbia, durante a visita de dois dias à província, mantiveram um encontro de cortesia com o governador José Martins, que aplaudiu a intenção delas de apoiar famílias camponesas em situação de vulnerabilidade. 

Ruth Carlos recordou que a província tem muitos rios e terras aráveis, “mas falta trabalho aturado com a sociedade para que os recursos beneficiem cerca de 700 mil habitantes do Cuando Cubango”. 

Defendeu atenção especial à protecção dos recursos hídricos, evitando a poluição da água dos rios.

O governador José Martins disse que a gravidez precoce preocupa o Governo do Cuando Cubango, tendo em vista que muitas adolescentes, dos 14 aos 17 anos, estão a ter filhos cedo e algumas a contraírem doenças sexualmente transmissíveis, como o VIH/Sida. “Urge a necessidade de invertermos este quadro preocupante, com actividades de sensibilização, principalmente nas comunidades onde os casos são cada vez mais alarmantes”.

Revista Destemidos