02/07/2022 10H14

A província do Moxico tem um número bastante insignificante de bibliotecas, seis no total, localizadas no Luena, para atender a demanda dos utilizadores, na maioria estudantes.

Entre as bibliotecas existentes, três são universitárias, duas escolares e uma comunitária. Os livros mais comuns no acervo, apurou o Jornal de Angola, são os de ciências da educação, computação, saúde e contabilidade. Na lista dos livros mais solicitados constam os de matemática, geografia, química, redes de comunicação e sistema operativo digital.

A faixa etária da maioria dos usuários vária entre os 18 aos 30 anos, numa média de frequência entre os 50 aos 75 visitantes por mês. Alguns responsáveis das bibliotecas contactados afirmam que, por falta de alguns livros, a maioria dos estudantes recorrem à Internet.

O estudante  do curso de Contabilidade e Gestão, do Instituto Superior Politécnico do Moxico, Sebastião Pedro, afirmou que, devido ao número reduzido de bibliotecas, tem estado debilitado em muitas pesquisas. “É preciso que haja mais bibliotecas, com livros à altura das necessidades dos utentes”, sublinhou, além de pedir maior atenção do Governo e das instituições de ensino privado para este sector  na província.

Revista Destemidos.