25/06/2022 16H16

Preços do petróleo

Os preços do petróleo foram negociados em alta, ontem, ajudados por uma persistente oferta restritiva, mas o mercado permanece propenso à queda por temores de que a política monetária adoptada pelos países mais ricos leve a economia global à recessão.

O contrato futuro do petróleo WTI chegou a subir 0,88 por cento, para 105,22 dólares por barril, observando uma perda semanal de cerca de 4,0 por cento, enquanto o contrato Brent subiu 1,11 por cento, para 111,25 dólares, acumulando perdas de 2,0 por cento na semana.

O mercado de petróleo foi ajudado por comentários do ministro dos Petróleos líbio, que disse, na quinta-feira, que o presidente da National Oil Corporation estava a reter dados da produção do país.

No início da semana, declarou que a produção de petróleo da Líbia aumentou, no período anterior, para entre 700 a 800 mil barris por dia, mas esses números permaneceram em dúvida, pois o aumento da tensão política e os protestos em campos de energia e portos reduziram de forma severa a produção naquele país, sede das maiores reservas de petróleo de África.

Revista Destemidos.