23/06/2022  00H02

Presidente Chakwera

O Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, anunciou, esta terça-feira, a retirada de todos os poderes ao seu Vice-Presidente, Saulos Chilima, e a suspensão do chefe de gabinete da Câmara dos Representantes e do chefe da Polícia, por corrupção.

“A Constituição não permite a suspensão (do Vice-Presidente) pelo Presidente, porque está nessa posição por vontade dos eleitores do Malawi, e isso é algo que vou respeitar”, disse Chakwera, num discurso transmitido pela televisão.

“O melhor que posso fazer é (…) esperar que a Justiça corrobore (com) as acusações contra ele”, acrescentou.

O Presidente do Malawi fez o anúncio depois de tornar públicas as conclusões de um relatório do Gabinete Anticorrupção (ACB, na sigla em inglês) do país, que apontava o empresário Zuneth Sattar, nascido no Malawi mas residente no Reino Unido, como tendo subornado vários funcionários do Governo para obter contratos multimilionários.

De acordo com as conclusões do relatório, cinco empresas de Sattar receberam 16 contratos no valor de 150 milhões de dólares entre 2017 e 2021. Chakwera disse que esses contratos violavam as leis de concessão e também tinham preços muito altos.

Embora o Presidente do Malawi ainda não tenha tomado medidas contra outros funcionários, o relatório do CBA também revelou que um total de 53 funcionários do Governo, incluindo militares, juízes, polícias e membros do Ministério da Justiça e o gabinete do Presidente também foram implicados neste escândalo de corrupção.

Sattar, de 41 anos, também está a ser investigado no Reino Unido, depois de ter sido detido pelas autoridades britânicas por alegada corrupção para fechar três contratos públicos com o Governo do Malawi.

Revista Detemidos.