21/06/2022 06H39

Organizadores querem mais divulgação dos feitos de Neto

A Brigada Jovem de Literatura do Cuanza-Sul realizou, na sexta-feira passada, no Sumbe, uma conferência sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, pelas comemorações do centenário do escritor.

O prelector da conferência, o professor de História Francisco Mendes Lopes, do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Sumbe, defendeu a importância das instituições de ensino e as  associações culturais realizarem mais actos que enalteçam a vida e obra de Agostinho Neto.

A figura de Neto, sublinhou, é incontornável para a História do país, “por isso as instituições de ensino e as associações culturais devem assumir um papel relevante na disseminação e promoção da sua vida e obra, procurando preservar os seus feitos e os transmitir às gerações vindouras”.

O docente considerou a iniciativa da Brigada Jovem de Literatura um contributo para despertar a juventude do Cuanza-Sul sobre a história de Angola, antes, durante e após a independência do país. “Iniciativas do género reavivam a história recente do país e devem acontecer todos os dias, como forma de despertar os jovens”, disse.

O delegado da Brigada Jovem de Literatura no Cuanza-Sul, José Ricardo, disse, no acto, que a realização da conferência é parte de um leque de actividades programadas para celebrar o centenário de Agostinho Neto na província.

Revista Destemidos.