As 18 direcções provinciais da Saúde beneficiaram de um total de 49 viaturas, entregues pela ministra do sector, Sílvia Lutucuta, para reforçar a capacidade de mobilidade dos técnicos.

18/06/2022    09H55

As viaturas, de marca Land-Cruiser, vão dar respostas às necessidades das províncias, tendo em conta as dimensões geográficas e as dificuldades no acesso às respectivas municipalidades, para acudir os programas gizados, com destaque à vacinação de crianças.

“São viaturas zero quilómetro, robustas e a todo-o-terreno, para mover, em qualquer localidade, o que significa que são meios para reforçar o PAV (Programa Alargado de Vacinação) e a Vigilância Epidemiológica”, explicou a governante.

Sílvia Lutucuta revelou, igualmente, que a aquisição desses meios foi possível, também, graças a uma doação do Banco Mundial, de 150 milhões de dólares, para apoio às acções de combate à Covid-19, compra de medicamentos e a facilitação operacional no reforço dos cuidados primários de saúde.

A ministra referiu que esse financiamento chegou em boa hora, tendo em conta que o sector tinha uma grande necessidade de meios de transporte para o PAV, com o foco direccionado às populações pediátricas.

“O Ministério gastava muito dinheiro com o aluguer de viaturas nas campanhas de vacinação, e para poupar recursos,  tomámos a decisão de adquirir estes meios, para acabar com esse cenário”, sublinhou Sílvia Lutucuta, para avançar que, nesta primeira fase, vão, em média, duas a três viaturas por cada província.

Para o próximo mês, a ministra da Saúde anunciou a abertura de uma nova campanha de vacinação a nível nacional.  

Revista Destemidos