17/06/2022 13H11

Oitenta e uma famílias dos seis distritos urbanos e comuna do município de Viana, em Luanda, beneficiaram, quinta-feira, kits de avicultura, no âmbito do Programa de Desenvolvimento e do Combate à Pobreza em curso no país.

No final da formação que decorreu no Centro de Acolhimento Provisório, os formandos receberam kits diversos, composto por 4 mil sacos de ração animal (galinhas), 33 incubadoras e quantidades consideráveis de pintos e ovos, que depois da reprodução, servirá para o benefício da respectiva comunidade.

Os participantes provenientes dos distritos urbanos da Baia, Estalagem, Viana/Sede, Kikuxi, Vila Flor e Zango e a Comuna de Calumbo, foram igualmente contemplados com certificados que os habilita a sua formação.

A governadora da província de Luanda disse na ocasião, que a acção formativa, visou principalmente para reduzir a pobreza no seio das famílias mais vulneráveis. Reconheceu que as famílias terão mais rendimentos naquilo que poderão proteger, sobretudo os ovos que vão reproduzir os pintinhos.

Prometeu ainda que mais formações serão feitas no âmbito do combate a pobreza para o benefício das comunidades. Fez saber que o Estado gastava muito dinheiro na importação, mas com a criação de animais vão poder reduzir a procura no exterior do país.

Para o Administrador Municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, os imputes entregue  ajudarão na prática e no aumento da produtividade no ramo da avicultura. A formação que teve a duração de 15 dias teve a coordenação conjunta entre a Administração municipal e o Ministério da Agricultura, para se atingir este desiderato.

Revista Destemidos.