15/06/2022 14H12

Coligação é liderada pelo deputado Manuel Fernandes

A CASA-CE apresenta, hoje à tarde, a sua candidatura para as Eleições Gerais de 24 de Agosto, avançou, ontem, ao Jornal de Angola, o secretário para a Informação e Marketing.

Segundo João Nazaré, a documentação, com cerca de 20 mil assinaturas, é entregue às 16 horas, pelo mandatário do partido, o advogado Carlos Jacinto.

O político disse não ter sido difícil recolher as assinaturas exigidas por lei para concorrer às eleições, “fruto da robustez da base de apoio nos 164 municípios do país e da prontidão da máquina política”.

“Recolher e preparar mais de 15 mil subscrições para remetê-las (ao Tribunal) nove dias após a entrada em vigor do Decreto Presidencial que convoca as Eleições Gerais para 24 de Agosto revela o elevado nível de organização e solidez da nossa organização”, considerou João Nazaré.

Ainda são desconhecidos os principais rostos da lista de candidatos a deputado da CASA-CE para a próxima legislatura, pelo círculo nacional. Uma fonte da coligação, contactada na semana passada, pelo Jornal de Angola, garantiu que os nomes seriam conhecidos hoje, tão logo fosse apresentada a candidatura às eleições.

A fonte adiantou, entretanto, que a lista da CASA-CE é integrada por figuras de renome na política e sociedade. Até agora, os nomes conhecidos publicamente são os de cabeça-de-lista por Luanda e Cuanza-Norte, Hélder Chihuto e António Francisco Hebo, respectivamente.

 A CASA-CE, terceira maior força política na legislatura que termina, é, assim, a segunda força política a apresentar a sua candidatura, depois do MPLA, que fê-lo no dia 8 deste mês, dois dias depois da abertura do processo, com a entrada em vigor do Decreto Presidencial que convoca as Eleições Gerais para o dia 24 de Agosto.

As forças políticas interessadas em concorrer nas eleições têm mais dez dias para formalizar a intenção. A lei estabelece que os partidos e coligações de partidos têm um prazo de 20 dias para apresentar as suas candidaturas, a contar da data da convocação das eleições (no caso, o decreto começou a vigorar no dia 6 deste mês).

Para a candidatura, devem efectuar, previamente, o agendamento, através da plataforma digital http:/agendamento.tc.ao que os permite escolher o dia e a hora que desejem. No processo deve constar a lista de candidatos a Presidente da República, Vice-Presidente da República e deputados pelos círculos nacional e provinciais da Assembleia Nacional.

A lista de candidatos deve conter o nome completo, o número do Bilhete de Identidade e, facultativamente, o número do cartão de eleitor de cada candidato e ser acompanhada de documentos como a fotocópia do Bilhete de Identidade e certificado do Registo Criminal de cada candidato, bem como declaração de candidatura individual ou colectiva, assinada por cada candidato e reconhecida por notário.

Por: Bernardino Manje.

Revista Destemidos.