14.06.2022 20H59

Colheita de trigo perto da localidade de Solgon, região de Krasnoyarsk, Rússia, foto publicada em 28 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2022

Autoridades americanas estão incentivando as empresas a adquirir produtos russos para aliviar a escassez de suprimentos.

Autoridades dos EUA estão pedindo silenciosamente às empresas agrícolas que aumentem as importações de fertilizantes russos em meio à crescente escassez e à iminente crise internacional de alimentos, informou a Bloomberg na segunda-feira (13), citando fontes não identificadas.

As empresas que temem as sanções dos EUA aparentemente haviam quase cessado as compras, apesar das brechas embutidas nas penalidades.

Os EUA e a maioria dos países da União Europeia (UE) impuseram duras restrições comerciais a Moscou desde o início de sua operação militar especial na Ucrânia, no final de fevereiro, e agora enfrentam um dilema, já que as empresas transportadoras tentam evitar o transporte de fertilizantes russos, causando uma queda de 24% nas vendas do produto este ano.

O conflito na Ucrânia exacerbou a escassez de alimentos em todo o mundo, já que tanto a Rússia quanto seu vizinho respondem por grande parte das exportações mundiais de grãos, e isso elevou os preços a níveis recordes.

Revista Destemidos.