13/06/2022 00H26

Uma delegação angolana chefiada pela secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, participa desde esta segunda-feira, na XIX Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Nórdicos com África, que decorre na cidade de Helsínquia, na Finlândia, fórum dedicado a consultas informais entre africanos e nórdicos.

O evento, que acolhe mais de uma centena de diferentes individualidades, entre nórdicos e africanos, para juntos analisarem aspectos relacionados com a paz e segurança, sociedades sustentáveis e cooperação nos fóruns multilaterais.

Esmeralda Mendonça que participa neste evento em representação do ministro das Relações Exteriores, Téte António, deverá aproveitar o momento para analisar aspectos relacionados com a cooperação bilateral entre Angola e os países Nórdicos assim como assuntos multilaterais da actualidade.

Fazem ainda parte da delegação angolana o director da Direcção Europa do Ministério das Relações Exteriores, Júlio Maiato, embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola no Reino da Suécia, Apolinário Jorge Correia, além de outros altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

A XIX Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Nórdicos com África é uma plataforma informal que aborda sobre os mais variados desafios da comunidade internacional, com destaque para a Paz e Segurança, Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, Luta Contra o Terrorismo, Migração, Direitos Humanos e Igualdade do Género.

Este fórum é realizado alternadamente nos países africanos e nórdicos.

Os países nórdicos constituem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, composta pela Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e as regiões autónomas das Ilhas Faroé, arquipélago da Åland e Gronelândia.

Revista Destemidos.