13.06.2022 06H39

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, responde a questões durante coletiva de imprensa em Washington, EUA, 1º de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2022

No domingo (12), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, afirmou que ainda é possível alcançar a paz na Ucrânia, mas o preço a ser pago por isso segue em aberto.

Discursando durante um debate anual de política externa em Kulturanta, na Finlândia, Stoltenberg enfatizou que o objetivo da OTAN é “preservar a paz” e “não provocar, mas prevenir conflitos”.

O líder da aliança militar ocidental disse que mantém o apoio à Ucrânia com o objetivo de fortalecer a posição de Kiev nas negociações de paz que ele espera que sejam realizadas em breve. Stoltenberg enfatizou que a “paz ainda é possível”, mas que ainda não se sabe quanto será pago por ela e quanto território e soberania serão cedidos para que isso aconteça.

Bandeiras da Finlândia (à esquerda), da OTAN (no centro) e da Suécia (à direita) durante cerimônia de comemoração de inscrição à adesão ao bloco militar em Bruxelas, Bélgica, 18 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2022
Bandeiras da Finlândia (à esquerda), da OTAN (no centro) e da Suécia (à direita) durante cerimônia de comemoração de inscrição à adesão ao bloco militar em Bruxelas, Bélgica, 18 de maio de 2022

O chefe da OTAN chegou ao encontro na Finlândia neste domingo (12). O evento tem como anfitrião o próprio presidente do país, Sauli Niinisto. A discussão do conflito na Ucrânia foi um dos principais temas de discussão, assim como a candidatura finlandesa à OTAN. Nesse sentido, Stoltenberg deve visitar a Suécia nesta segunda-feira (13).

Em maio, Finlândia e Suécia submeteram suas candidaturas à OTAN, abandonando uma posição histórica de neutralidade na região. Apesar do apoio europeu e dos Estados Unidos, a entradas dos países foi bloqueada pela Turquia.

Revista Destemidos.