11/06/2022 17H24

Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, deixou, esta sexta-feira, Luanda com destino a Helsínquia, República da Finlândia, para participar na XIX Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Nórdicos com África.

A referida reunião visa, entre outros aspectos, desenvolver um diálogo informal a nível ministerial, sobre matérias relacionadas com a Paz e Segurança, Sociedades Sustentáveis e na Cooperação nos Fora Multilaterais, avança um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores enviado ao Jornal de Angola.

Esmeralda Mendonça que participa neste evento em representação do ministro das Relações Exteriores, Téte António, deverá aproveitar o momento para analisar aspectos relacionados com a cooperação bilateral entre Angola e os países Nórdicos, bem como assuntos multilaterais da actualidade.

A XIX Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Nórdicos com África é uma plataforma informal que aborda sobre os mais variados desafios da comunidade internacional, com destaque para a Paz e Segurança, Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, Luta Contra o Terrorismo, Migração, Direitos Humanos, Igualdade do Género.

Os países nórdicos constituem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, composta pela Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e as regiões autónomas das Ilhas Faroé, arquipélago da Åland e Gronelândia.

A região de cinco Estados-nação e três regiões autónomas compartilham uma história em comum, bem como afinidades culturais e sociais em suas respectivas sociedades, com reflexo nos sistemas políticos e no modelo nórdico.

Politicamente, os países nórdicos não formam uma entidade separada, mas cooperam no âmbito do Conselho Nórdico e, em menor grau, da União Europeia.

Revista Destemidos.