10/06/2022 08H01

O mercado da bolsa registou quarta-feira o início de negociações para a venda de 10% do capital social do Banco Angolano de Investimentos (BAI), no âmbito do lançamento de uma oferta pública de venda de acções.

Segundo o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, disse que com esta operação ficou concretizada a privatização das acções do BAI, detidas indirectamente pelo Estado, por via da petrolífera, Sonangol, e da diamantífera nacional, Endiama, através da oferta pública em bolsa de valores, representativas de 10% do capital social do banco.

“Os resultados desta operação são positivos e encorajadores. Permitiu a arrecadação de mais de 40 mil milhões de kwanzas, num ambiente de grande concorrência. Houve mais de 2.800 ordens de subscrição, que permitiram abarcar 842 investidores, correspondendo a uma procura acima de 150% do montante total da oferta”, referiu Manuel Nunes Júnior, no discurso de encerramento da cerimónia.

Em declarações à imprensa, o presidente da comissão executiva (PCE) do BAI, Luís Lélis, considerou que este é “um momento grande não só para o BAI, mas também para o país”.

Segundo Luís Lélis, esta operação da abertura de capital em bolsa, com o nível de procura que teve demonstra sobretudo “uma grande confiança dos investidores” em Angola.

Revista Destemidos.