09/06/2022 15H48

Parque de Energia Solar

Um Parque de Energia Solar, com capacidade para produzir 26,907 megawatts (MW), é lançado, hoje, na cidade do Luena, capital da província do Moxico.

A empreitada será executada em dois anos pelas empresas sul-africanas Sun Africa e MCA Angola e Portugal, contando com um orçamento aproximado de 37 milhões de euros.

Uma nota do Ministério da Energia e Águas dá conta que o Parque de Energia Solar enquadra-se no programa de construção de sete centrais solares fotovoltaicas em igual número de províncias, que devem totalizar um milhão de painéis.

O documento informa que os painéis solares são capazes de gerar energia limpa e sustentável de 370 megawatts e garantir o fornecimento regular para mais de dois milhões de habitantes dessas províncias, sobretudo no meio rural.

Actualmente, a cidade do Luena conta com uma capacidade máxima instalada de 31.5 megawatts e, destas, apenas são fornecidos 13 megawatts, provenientes de duas centrais térmicas e da barragem de Tchihumbué, localizada na província da Lunda-Sul.

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, deve presidir ao acto de lançamento da pedra para a construção do primeiro Parque de Energia Solar do Leste do país.

Revista Destemidos.