08.06.2022 18H15

Jair Bolsonaro em entrevista à Débora Bergamasco (SBT News) Programa Perspectivas, 7 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2022

Após colocar em dúvida sistema eleitoral norte-americano, Embaixada dos EUA no Brasil contesta declarações do chefe do Executivo brasileiro e diz que tem “orgulho da longa história de eleições livres” no país.

Ontem (8), às vésperas de seguir para Cúpula das Américas em Los Angeles e para o encontro com o líder norte-americano, Joe Biden, o presidente, Jair Bolsonaro, questionou a transparência das eleições de 2020 nos EUA e citou que uma suposta “fraude eleitoral” poderia ter acontecido, conforme noticiado.

Hoje (8), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil respondeu às declarações de Bolsonaro dizendo que nos EUA as eleições são “livres, justas e confiáveis”, segundo O Globo.

“As eleições são a expressão mais visível de uma democracia, e os Estados Unidos têm orgulho da longa história de eleições livres, justas e confiáveis que passam por um processo minucioso e resistem ao desafio do tempo”, destacou a embaixada citada pela mídia.

O mandatário brasileiro duvidou do pleito estadunidense ontem em entrevista ao SBT News, e chegou a citar que o ex-presidente, Donald Trump, estava indo muito bem na eleição para a mesma ter o resultado que teve.

“Quem diz é o povo americano. Eu não vou entrar em detalhes na soberania de outro país. Agora, o Trump estava muito bem. E muita coisa chegou para gente que a gente fica com pé atrás. A gente não quer que aconteça isso no Brasil. Tem informações de próprios brasileiros que teve gente que votou mais de uma vez”, afirmou.

Nesta quarta-feira (8), o chefe de Estado brasileiro seguiu para Los Angeles para partiipar do evento e para ter um encontro bilateral com Biden de 30 minutos, conforme relatado pelo próprio Bolsonaro na entrevista.

Revista Destemidos.