07.06.2022 09H31

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, fala durante sua coletiva de imprensa matinal diária na Cidade do México, 6 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2022

O México será representado na próxima cúpula pelo chefe do Ministério das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, ao invés do presidente.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador confirmou que não vai participar da Cúpula das Américas organizada por Joe Biden “porque nem todos os países americanos estão convidados”.

“Não pode haver uma cúpula se todos os países não forem convidados”, disse ele. “Ou pode haver uma, mas isso é continuar com toda a política de intervencionismo.”

A declaração de López Obrador ocorre depois da decisão do governo Biden de não convidar os governos de Cuba, Venezuela e Nicarágua para a próxima cúpula. Anteriormente, López Obrador instou Washington a garantir que todos os países americanos fossem incluídos.

Em vez disso, López Obrador planeja visitar o estado mexicano de Oaxaca, na quinta (9) ou sexta-feira (10) desta semana, tuitou um repórter do Mexico Today. O estado foi castigado pelo recente furacão que deixou pelo menos 11 pessoas mortas.

Revista Destemidos.