05/06/2022 23H21

Angola fez-se representar no encontro, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

O Presidente da República Centro Africana, Faustin Touadéra, destacou, este sábado, o empenho do Chefe de Estado, João Lourenço, na qualidade de Presidente em Exercício da CIRGL, pelos esforços que tem desenvolvido na busca de uma solução definitiva para a paz e segurança na RCA.

Faustin Touadéra falava em Bangui, na abertura da Reunião da Revisão Estratégica do Processo Político na RCA, dedicada principalmente à avaliação do grau de Implementação do Roteiro Conjunto de Luanda para Paz e Segurança na República Centro Africana.

O Presidente da RCA reiterou, também, em seu nome próprio, do povo e do governo centro africano, a solidariedade demonstrada pelos parceiros, assim como o seu profundo reconhecimento pelos esforços redobrados para a estabilidade na RCA.

A Reunião de Revisão Estratégica do Processo Político na RCA ainda passou em revista o “estado dos compromissos políticos”, “progresso, desafios e oportunidades na sua implementação”, com destaque para a Declaração de Cessar-fogo, Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), bem como a Reforma do Sector de Segurança (RSS) e Estratégias de Controle das Fronteiras.

Revista Destemidos.