05/06/2022 22H56

Embaixador de Angola (à esquerda) com o ministro zambiano

O ministro dos Transportes viu aceite um convite endereçado ao homólogo zambiano, Frank Tayali, para deslocar-se a Angola, com vista à discussão da conclusão de projectos dos modais rodoviário, fluvial, ferroviário e aéreo acordados entre os dois países.

O embaixador na Zâmbia, Azevedo Francisco, entregou, na quinta-feira, a missiva em que Ricardo de Abreu convida o ministro zambiano dos Transportes e Comunicações, Frank Tayali, a visitar Angola, obtendo, deste, a pronta aceitação do convite.

Uma nota enviada à nossa Redacção pela Embaixada em Lusaka cita o ministro  zambiano a declarar encarar “com muito bons olhos o convite do Senhor Ministro Ricardo de Abreu”, ao mesmo tempo que a prometer, “para os próximos dias”, a indicação de uma data para a realização da viagem a Angola.

De acordo com o documento, Frank Tayali considerou que a deslocação a Angola “será uma excelente oportunidade para revermos e acelerarmos a implementação dos vários dossiês relativos à ligação entre Angola e Zâmbia”, o que coincide com o teor do convite do ministro angolano, que declara querer “ver relançadas as iniciativas já acordadas, visando incrementar a circulação nos dois lados da fronteira”.

Fontes diplomáticas angolanas afirmam que, nos meios empresariais dos dois países, o encontro entre os titulares dos Transportes é aguardo com expectativa, acreditando-se que poderá constituir-se num marco, visando a retomada da ligação aérea da TAAG, interrompida há dois anos, devido à crise pandémica.

Revista Destemidos.