03.06.2022 08:52

Membro da equipe de protocolo ajusta as bandeiras dos EUA e União Europeia (UE) antes da chegada de chanceleres para um encontro em Bruxelas, Bélgica, 4 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2022

Na quinta-feira (2), o parlamentar venezuelano Julio Chavez afirmou em entrevista à Sputnik que as sanções dos Estados Unidos e da União Europeia (UE) contra a Rússia estão acelerando a transição para o mundo multipolar.

Segundo Chavez, a mudança se caracteriza pelo fim da “ditadura” da moeda norte-americana ao redor do mundo.

“As sanções estão longe de enfraquecer a Rússia, a China ou o bloco de países em desenvolvimento. Tudo o que elas fizeram as sanções foi fortalecê-los., os países em desenvolvimento e acelerar a transição para um mundo multipolar sem a hegemonia dos EUA e a ditadura do dólar”, disse o parlamentar.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião do Conselho de Estado, 25 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2022
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião do Conselho de Estado, 25 de maio de 2022

Chavez acrescentou que as sanções são absurdas e ilegais. Para ele, apesar da tentativa de enfraquecer a Rússia, a China e outros países, essas medidas estão causando danos apenas às populações da Europa, América Latina, Ásia e África.

Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, os EUA e seus aliados, principalmente os países da UE, impuseram um volume de sanções sem precedentes contra a Rússia. Entre as medidas estão embargos parciais e totais sobre produtos russos, incluindo o setor de energia, e o congelamento de parte das reservas financeiras internacionais de Moscou.

Revista Destemidos.