03.06.2022 12:08

Bandeira da União Europeia na Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2022

O Conselho Europeu concluiu o procedimento de aprovação do sexto pacote de sanções contra a Rússia, incluindo o embargo parcial ao petróleo, informa a declaração.

“O Conselho Europeu decidiu hoje 3 introduzir o sexto pacote de sanções econômicas e pessoais contra a Rússia e Belarus”, lê-se no documento.

A declaração observa que o documento legal será publicado posteriormente no Jornal Oficial da UE.

As sanções podem entrar em vigor após a publicação e, ao mesmo tempo, vir à tona a lista de pessoas envolvidas em medidas restritivas pessoais.

As novas sanções europeias supõem a desistência progressiva do petróleo russo no período de seis meses transportado por via marítima e produtos petrolíferos no prazo de oito meses. No entanto, uma exceção temporária foi dada ao petróleo transportado em oleodutos.

No âmbito das novas sanções os bancos russos Sberbank, Rosselkhoz e Moskovksy Kreditny Bank serão desconectados do sistema SWIFT (sigla em inglês para Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais).

Além disso, as restrições incluem proibição de transmissões na Europa dos canais de TV russos entre os quais estão: Rossiya RTR/RTR Planeta, Rossiya 24 e TVC. No entanto, os funcionários destes canais podem continuar a desempenhar suas funções em território europeu.

O sexto pacote de sanções da UE inclui uma proibição da prestação de serviços de consultoria, auditoria e relações públicas para a Rússia, bem como serviços de Internet de nuvem.

Revista Destemidos.