02/06/2022 11H02

Mais de mil empregos são criados, já este mês, com o arranque das obras Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes, no Namibe, noticiou, ontem, a Angop, citando o técnico do Ministério dos Transportes Nuno Borges.

Orçado em 600 milhões de dólares, o projecto contempla a reabilitação do Terminal Minaraleiro do Saco-Mar, a edificação de uma barreira de protecção marítima e outras empreitadas que vão impulsionar o desenvolvimento económico da província do Namibe, afirmou Nuno Borges num encontro de concertação com as entidades locais, indicando que o início esta marcado para a primeira quinzena do mês em curso.

Já está em curso a  contratação de quadros com o ensino superior no ramo de Engenharia Civil, Mecânico e Informática, ao que se segue o pessoal da construção, num quadro que prevê o enquadramento de 35 expatriados, disse, declarando a decisão do Ministério dos Transportes de enquadrar jovens formados contratados na província  para o primeiro emprego.

A fonte anunciou que sete navios com equipamentos chegam ao Namibe nos próximos dias, para dar início a empreitada que terá a duração de 35 meses. “Este é um facto para a província do Namibe e que irá contribuir na arrecadação de receitas para os cofres do Estado, tendo sido criadas todas as condições administrativas e financeiras”, garantiu.

O obra é uma parceria público-privada, por se tratar de uma área que está dentro do domínio público portuário. “Nós, o Ministério dos Transportes, o Governo da Província e o Ministério das Obras Publicas e Ordenamento do Território criamos um pacote para uma iniciativa privada avançar com as qualificações, pretendo-se fazer aqui um projecto de grande impacto para o desenvolvimento do país”, enfatizou.

Neste encontro, que reuniu membros do Governo, da Direcção da Empresa Portuária do Namibe e o consórcio empreiteiro TTC/TOA, o governador do Namibe, Archer Mangueira, realçou a necessidade de maior envolvimento da população local, conhecendo deste modo em detalhe o projecto e a sua participação activa nesta empreitada.

Revista Destemidos.