O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou, esta segunda-feira, uma mensagem de condolências ao homólogo de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, em virtude da morte do ex- Presidente são-tomense, Evaristo Espírito Santo Carvalho, ocorrida sábado, em Lisboa, por doença.

Ex-Presidente de São Tomé Evaristo Carvalho.

Na mensagem, o Presidente João Lourenço diz ter sido “com particular consternação” que tomou conhecimento do passamento físico do ex-Chefe de Estado são-tomense.

“Diante do desaparecimento de tão eminente figura do panorama político de São Tomé e Príncipe, amplamente reconhecida pela sua incansável dedicação ao seu país, o que lhe levou a dirigir todos os órgãos de soberania do Estado são-tomense ao longo de um extraordinário percurso de vida, sirvo-me da ocasião para endereçar, em nome do Executivo angolano e no meu próprio, as nossas mais sentidas condolências pela perda de tão ilustre filho de São Tomé e Príncipe, pedindo à Vossa Excelência que as estenda à família enlutada”, lê-se na mensagem.

O ex-Chefe de Estado são-tomense (2016-2021) estava internado num hospital em Lisboa e faleceu cerca das 22h deste sábado (hora local). Eleito Presidente de São Tomé e Príncipe a 18 de Julho de 2016, Carvalho exerceu o mandato até 2 de Outubro de 2021, quando foi sucedido por Carlos Vila Nova.

Revista Destemidos