Descubra as vantagens de cada um destes objetos, consoante os seus objetivos.

Quando chega a hora de treinar com pesos, há uma questão que assola a muitos: devo usar halteres ou uma kettlebell [bola de peso]?

A melhor opção seria fazer um treino diversificado com ambos os objetos, mas se está a pensar fazer uma aquisição e só pode optar por uma das duas escolhas, damos então a conhecer as vantagens de cada uma, consoante os objetivos de treino.

Os conselhos são do treinador de Crossfit espanhol Alfonso M. Arce são:

  • Quer ganhar massa muscular

Neste caso, os halteres são a opção mais adequada, uma vez que com a kettlebell é mais difícil de controlar o equilíbrio para fazer exercícios mais precisos. Além disso, é muito mais fácil fazer exercícios de braços individuais com os halteres. Acrescente-se que com estes é possível aumentar a carga de forma mais precisa, à medida que vai ganhando mais força.

Os halteres permitem um trabalho mais preciso e individual dos músculos© iStock 
  • Está à procura da força máxima

Para este objetivo, os halteres continuam a ser a melhor escolha, uma vez que trabalhar a força ao máximo exige trabalhar com pesos de carga elevada. E embora existam kettlebell’s de vários pesos, é raro encontrar uma que tenha mais de 32 kg em venda ao público. As barras olímpicas serão, igualmente, um ótimo complemento para este tipo de treino.

  • Quer melhorar a sua resistência

Nesse caso a kettlebell poderá ser a sua melhor aliada, dado que é mais fácil fazer exercícios que incluem movimento com este objeto. O desenho desta bola de peso permite precisamente movimentos mais intensos e dinâmicos, como fazer balanços, exercício que lhe permitir treinar força, ao mesmo tempo que se move ativamente. E o movimento é essencial para o treino de resistência.

A kettlebell permite um treino com maior movimento© iStock 

Quer perder gordura

Mais uma vez, a kettlebell é a mais adequada, uma vez que é um objeto que permite treinar com movimento.  Recorde-se que movimentos compostos que envolvem todo o corpo, realizados durante um período de tempo mais longo, obtêm melhores resultados na perda de gordura do que trabalhar grupos musculares individualmente.

Se  seu objetivo é melhorar a sua condição física de forma geral

Neste caso, a kettlebell volta a estar no topo das prioridades uma vez que estas permitem fazer treinos mais diversificados, que envolvem movimento e ainda treino de força. Nesse sentido, permitem a execução de treinos mais diversificados e completos, permitindo trabalhar várias partes do corpo.