O grupo midiático Rossiya Segodnya (do qual a Sputnik também faz parte), com o apoio do Fundo de Diplomacia Pública Alexander Gorchakov e da organização autônoma não comercial Centro de Apoio a Programas Humanitários e Educativos, organizou uma conferência on-line dedicada à cooperação dos países do Mercosul com a Rússia.

O evento foi a continuação da série de videoconferências no âmbito do projeto “Processos integracionais da Rússia com organizações intergovernamentais estrangeiras e grupos regionais”.

Participaram da discussão o especialista em relações internacionais e conselheiro para assuntos internacionais do chefe da administração de Buenos Aires, Marcelo Brignoni (Argentina); o vice-diretor científico do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia e professor da Faculdade de Economia Mundial e Assuntos Internacionais da Escola Superior de Economia (ESE), Dmitry Rozental (Rússia); o vice-presidente do Centro de Estudos Nacionais de Desenvolvimento Alternativo (CENDA), José Manuel Riesco Larraín (Chile); o diretor do Centro de Estudos Ibero-Americanos da Universidade Estatal de São Petersburgo, Viktor Jeifets (Rússia); o diretor-geral e fundador do portal Opera Mundi, Breno Altman (Brasil); o diretor do Centro de Programas Ibero-Americanos da Universidade Estatal Linguística de Moscou, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário Yan Burliay (Rússia); o presidente da Associação da Imprensa Uruguaia (APU, na sigla em espanhol), Fabián Cardozo (Uruguai); e o diretor do Centro para a Cooperação Técnico-Científica e Inovativa com os Países Ibero-Americanos da Universidade Estatal do Sudoeste, Nikolai Frolov (Rússia).

No evento, os especialistas discutiram o estado atual das relações entre o continente latino-americano e a Rússia, os problemas que impedem a ampliação da cooperação e as perspectivas de parceria futuras.

Marcelo Brignoni, representante da Argentina, destacou a importância e a necessidade de construir um mundo multipolar: “Nós já podemos falar em um mundo multipolar, o futuro da humanidade consiste na eliminação da possibilidade de que exista uma hegemonia, que determina o nível da desigualdade, e arbitrariedade nas relações internacionais. O mundo precisa voltar ao respeito no palco internacional e ao respeito do direito internacional”.

Participantes da conferência on-line dedicada à cooperação dos países do Mercosul com a Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2022
Participantes da conferência on-line dedicada à cooperação dos países do Mercosul com a Rússia

Ele observou também que o Mercosul foi criado exatamente com o intuito de construir uma ordem mundial justa.

representante do Brasil, Breno Altman, concordou com o argentino. Altman analisou as possibilidades de ampliação da cooperação entre os países da América Latina, a China e a Rússia, meditando sobre a criação de uma aliança que favoreça a consolidação do mundo multipolar e da integração regional, o desenvolvimento econômico e a proteção dos interesses nacionais.

Em seu discurso, Dmitry Rozental sublinhou que o Mercosul é um parceiro potencial interessante e importante para a Rússia, mas observou que, hoje em dia, vários problemas pendentes impedem a parceria e assinalou que é necessário assinar um acordo comercial e econômico para facilitar a aproximação mútua, que seria muito importante no futuro.

Viktor Jeifets falou sobre o aprofundamento das relações entre os países latino-americanos e a Rússia com base no BRICS (agrupamento econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ele observou o alto nível de acordos cumpridos no seio do grupo. Jeifets manifestou a esperança de que a parceria russo-brasileira continue se desenvolvendo com a mesma dinâmica, tanto em nível bilateral quanto no âmbito do BRICS.

Além disso, o especialista duvidou da possibilidade de o BRICS ser ampliado neste momento.

Os líderes dos países do BRICS participam de encontro do bloco em Brasília, Brasil, 14 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2022
Os líderes dos países do BRICS participam de encontro do agrupamento em Brasília, Brasil, 14 de novembro de 2019

O chileno Riesco Larraín destacou o papel essencial da Rússia na integração regional. Ele notou que a cooperação ativa entre o Chile e a Rússia pode facilitar a adesão do Chile ao Mercosul e deu uma alta avaliação às relações econômicas entre os dois países.

Yan Burliay comentou o “novo instrumento, ou seja, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Tecnológico, que visa facilitar o intercâmbio de tecnologias de ponta entre a Rússia e países estrangeiros”, manifestando a esperança de que os países do Mercosul estejam interessados nessa iniciativa. Ele sublinhou também a “necessidade de concentrar os esforços no estabelecimento de relações diretas entre a Rússia e o Mercosul”.

Nikolai Frolov também falou da parceria nas áreas de novos desenvolvimentos, do espaço e das nanotecnologias. Ele contou sobre as relações amplas com universidades da América Latina, sobre o crescimento do intercâmbio internacional de estudantes, sobre o êxito de um teste de nanossatélite criado por estudantes de sua universidade e sobre a transferência de tecnologias de satélites a estudantes do Equador.

O uruguaio Fabián Cardozo sugeriu a integração e uma América Latina unida: “É muito importante que nestes momentos de complicação geopolítica o Ungria esteja se manifestando pela paz e pela diplomacia”. Ele também comentou que a mídia é a base da compreensão mútua entre países.

A série de mesas redondas prevê também encontros com especialistas dos países da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), da África e do mundo islâmico. O projeto visa analisar os processos atuais de integração internacional e também favorecer a troca de opiniões sobre o papel que a Rússia desempenha neles.

Revista Destemidos.