O ministro das Relações Exteriores, Téte António, deixou na noite de quarta-feira, Luanda com destino a Washington, DC, para uma visita oficial de 24 horas, a convite do secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony J. Blinken.

Ministro das Relações Exteriores, Téte António 

Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores enviado hoje ao Jornal de Angola, o chefe da diplomacia angolana vai, entre outras actividades, realizar uma visita guiada a Embaixada de Angola em Washington e manter um encontro de trabalho com Antony J. Blinken,

A ocasião será aproveitada também para as duas entidades falarem do aprofundamento da cooperação bilateral nos mais variados domínios da vida política, diplomática, comercial, e socio-economica, em particular a diversificação da economia e atracção de investimento privado em Angola.

A questão do multilateralismo, com foco nos assuntos internacionais da actualidade, poderá estar igualmente no centro das atenções entre os chefes das diplomacias de Angola e dos Estados Unidos da América.

No dia 19 de Maio do corrente, a República de Angola e os Estados Unidos da América celebraram 29 anos de relações político-diplomáticas.

As relações político-diplomáticas entre os dois países assentam em catorze 14 instrumentos jurídicos assinados entre as partes, com destaque para o “Memorando de Entendimento para o Diálogo Bilateral entre a República de Angola e os Estados Unidos da América”, assinado em Washington DC, aos 8 de Julho de 2010, com o objectivo de se promover e aumentar a cooperação político-diplomática, económico-comercial, técnico-científica e cultural entre os dois países.

“A actual visita de Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, aos Estados Unidos da América, representa o firme desejo do Governo angolano em aprofundar e consolidar os laços de cooperação existentes entres os dois países, com base no respeito e benefícios mútuos”, lê-se no comunicado do MIREX.

Revista Destemidos.