O agressor, um jovem de 18 anos, foi abatido pela polícia.

no estado norte-americano do Texas, confirmou o governador Greg Abbott. O incidente ocorreu pelas 13h locais [19h em Lisboa] na Robb Elementary School, em Uvalde, a 130 quilómetros de San Antonio. 

Segundo o governador do estado do Texas, o atirador, um jovem de 18 anos identificado como Salvador Ramos, foi morto pela polícia após ter entrado na escola primária com uma arma. 

“Acredita-se que ele abandonou o seu carro e entrou na Robb Elementary School, em Uvalde, com uma pistola e pode também ter tido uma espingarda, mas isso ainda não está confirmado, de acordo com o meu relatório mais recente”, afirmou Greg Abbott, em conferência de imprensa.

“O que aconteceu em Uvalde é uma tragédia horrível que não pode ser tolerada no estado do Texas. Há uma ação rápida que deve tomada pelas autoridades policiais locais”, acrescentou.

O suspeito terá também atirado sobre a sua avó antes de entrar na escola, revelou Abbott, que não acrescentou mais dados sobre o estado de saúde da mulher. 

Já a polícia do Distrito Escolar Independente Consolidado de Uvalde confirmou que o suspeito morreu, mas não adiantou mais pormenores. Segundo o chefe da polícia, Pete Arredondo, a investigação indica que “o suspeito agiu sozinho durante este crime hediondo”.

Ted Cruz, senador republicano do Texas, agradeceu no Twitter às “heroicas forças policiais” e os serviços de emergência pela sua intervenção durante o “horrível tiroteio”.

Heidi & I are fervently lifting up in prayer the children and families in the horrific shooting in Uvalde.

We are in close contact with local officials, but the precise details are still unfolding.

Thank you to heroic law enforcement & first responders for acting so swiftl y.— Ted Cruz (@tedcruz) May 24, 2022

Por seu lado, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o Presidente norte-americano, Joe Biden, foi informado sobre o tiroteio no avião Air Force One, enquanto regressa de uma viagem de cinco dias à Ásia, e vai continuar a receber atualizações.

Jean-Pierre anunciou que Biden vai fazer ainda comentários na noite de hoje na Casa Branca, em Washington.

His prayers are with the families impacted by this awful event, and he will speak this evening when he arrives back at the White House.— Karine Jean-Pierre (@PressSec) May 24, 2022

Em comunicado o Uvalde Memorial Hospital (UMH) revelou que “recebeu 13 crianças através de ambulância ou autocarros para tratamento”, destas duas foram transferidas para o hospital da cidade de San Antonio e uma outra aguarda transferência.

“Dois indivíduos que chegaram à UMH faleceram. Não há detalhes disponíveis”, acrescenta.

Já o University Health, em San Antonio, confirmou que recebeu “dois pacientes do tiroteio na Robb Elementary em Uvalde”. Tratam-se de uma criança e um adulto.

Na mais recente atualização, publicada nas redes sociais, é referido que uma mulher, de 66 anos, e uma menina, de 10 anos, estão “em estado crítico”.

Update on the shooting at Robb Elementary School in Uvalde: at University Hospital, one patient, a 66-year-old woman, is in critical condition.

The other patient is a 10-year-old girl, also in critical condition.— University Health (@UnivHealthSA) May 24, 2022

A cidade de Uvalde fica a cerca de 120 quilómetros da fronteira com o México e tem cerca de 16 mil habitantes. A Escola Primária Robb localiza-se num bairro residencial modesto.

O tiroteio de hoje ocorre menos de duas semanas depois de um atirador ter matado 10 afro-americanos num supermercado em Buffalo, Nova Iorque, no que as autoridades descreveram como crime de ódio