Revista Destemidos

(ANGOLA) Emirados Árabes mantêm foco no sector imobiliário.

Uma delegação empresarial dos Emirados Árabes Unidos (EAU), composta por responsáveis seniores da empresa Damac Infra Investiment LLC, foi recebida, esta terça-feira, em audiência, pelo presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques da Silva, na sequência do memorando de entendimento assinado recentemente no Dubai, entre a instituição angolana, representando o Governo angolano, e o investidor.

A delegação dos EAU é composta pelos vice-presidentes para Investimentos e  Aquisições, Anastasia Kozyraki, e para Assuntos Jurídicos, Henry Shatwell, e está em Luanda para dar início ao projecto de requalificação de vastas zonas da cidade capital.

Segundo o presidente da AIPEX, a assinatura do me-morando vem cumprir a estratégia do Governo, que visa melhorar e estimular o emprego local, de forma a proporcionar qualidade de vida à população e promover o desenvolvimento harmonizado e sustentável da economia, através da reconstrução e modernização de certas áreas da cidade de Luanda.

Citou que os empreendimentos se circunscrevem ao Futungo de Belas, onde será implementado o investimento misto denominado “Projecto Futungo”, e no antigo mercado Roque Santeiro, onde vai ser criado e desenvolvido um projecto de utilização mista, na área de Santa Bárbara.

Os investimentos são todos no sector Imobiliário e nele participam as associadas da DAMAC Properties, que já estão prontas para arrancar com os trabalhos no país. Henriques da Silva disse que as referidas empresas vão explorar o mercado de construção de alto padrão, zonas residenciais, hotéis, escritórios, campos de golfe e outros interesses.

O memorando de entendimento consiste no início de actividades exploratórias e serve, também, para dar oportunidades de investimentos em várias áreas a conceder pelo Estado angolano.

O acordo foi rubricado pelos presidentes AIPEX e da DAMAC Properties, testemunhada  pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida. O documento assinado resultou da audiência concedida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, ao presidente do grupo Hussain Sajwani.

Na altura, o empresário bilionário, de 69 anos, confessou ter escolhido Angola para acolher o reputado investimento, “por ser um país muito proeminente a nível de África Austral e Central, mais, por ter uma liderança bastante visionária”.

Neste contexto, a empresa dos Emirados já apresentou um modelo de projectos residenciais, especialmente, direccionados para Angola. A DAMAC Properties foi fundada em 2002 e rapidamente se tornou num dos principais promotores imobiliários do Dubai.

Revista Destemidos.

Exit mobile version