Durante participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Henry Kissinger, ex-secretário de Estado, fez algumas afirmações sobre o que ele pensa em relação à Ucrânia e Rússia.

Nesta segunda-feira (23), em declarações durante uma discussão virtual no evento, Kissinger disse que a crise ucraniana resultaria idealmente na transformação da Ucrânia em um Estado-ponte neutro entre a Rússia e a Europa.

“Há cerca de oito anos, quando surgiu a ideia da adesão da Ucrânia à NATO, escrevi um artigo em que dizia que o resultado ideal seria que a Ucrânia pudesse constituir-se como um Estado neutro, como uma ponte entre a Rússia e a Europa. Acho que essa oportunidade não existe agora da mesma maneira, mas ainda pode ser concebida como um objetivo final”, disse Kissinger.

O ex-secretário ainda afirmou que o movimento em direção às negociações de paz entre Moscou e Kiev precisa começar nos próximos dois meses para que o resultado do conflito seja delineado antes de criar convulsões e tensões mais difíceis de superar.

Secretário de Estado Henry Kissinger (à esquerda) sendo parabenizado pelo presidente Richard Nixon na Sala Oval da Casa Branca, em 1973, após ter sido anunciado que Kissinger e Lo Duc, diplomata vietnamita, ganharam o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para terminarem com a guerra no Vietnã

Em março de 2014, Kissinger publicou um editorial para o The Washington Post, no qual escreveu que “muitas vezes, a questão ucraniana é apresentada como um confronto: se a Ucrânia se junta ao Oriente ou ao Ocidente”.

“O Ocidente deve entender que, para a Rússia, a Ucrânia nunca pode ser apenas um país estrangeiro. A história russa começou no que foi chamado de ‘Kievan Rus’. A religião russa começou de lá. A Ucrânia faz parte da Rússia há séculos, e suas histórias estavam entrelaçadas antes disso”, declarou no texto.

O status neutro, não nuclear e sem bloco da Ucrânia está entre as principais demandas do lado russo. Em março, Kiev expressou sua disposição de concordar com essas condições durante as negociações em Istambul, mais depois mudou sua posição.

Revista Destemidos.