A comissão da Câmara dos Representantes que investiga o ataque ao Capitólio norte-americano prepara-se para uma série de audiências com transmissão televisiva, numa altura em que se aproxima do círculo mais próximo do ex-Presidente Donald Trump.

No total, oito audiências serão transmitidas em horário nobre e regular nos Estados Unidos (EUA) a partir de 9 de Junho, após a comissão ter feito cerca de mil entrevistas e recolhido mais de 100 mil documentos, incluindo e-mails e textos, ao longo de vários meses, segundo informou o deputado democrata Bennie Thompson, que preside à comissão.

Nos últimos meses, a comissão da Câmara dos Representantes tem vindo a aproximar-se do círculo mais próximo de familiares e conselheiros políticos do ex-Presidente Donald Trump, o que incluiu a audições de dois dos filhos.

Donald Trump Jr., o filho mais velho do ex-Presidente, foi ouvido no início deste mês, por ter estado com o pai durante a insurreição, tendo sido visto nos bastidores do comício que decorreu na Casa Branca em 6 de Janeiro de 2021, antes dos apoiantes de Donald Trump rumarem para o Capitólio.

Trump Jr. é o segundo filho do ex-Presidente a falar com a comissão de investigação, depois da irmã, Ivanka Trump, ter sido inquirida durante oito horas no início de Abril, bem como o marido desta, Jared Kushner.

É quase certo que o comité procurará o testemunho do próprio Trump e do seu ex-vice-Presidente Mike Pence, apesar de saber que é improvável que ambos compareçam à audição voluntariamente e que cooperem com a investigação.

Até agora, figuras-chave como o ex-chefe de gabinete adjunto da Casa Branca para as Comunicações Dan Scavino, o ex-assessor comercial Peter Navarro e o ex-estratego de Trump, Steve Bannon, recusaram-se a cumprir as intimações que procuravam o seu testemunho.

Revista Destemidos.