O Governo britânico já enviou as primeiras 50 notificações aos migrantes que serão enviados para o Ruanda, por terem entrado de forma irregular no Reino Unido, declarou este sábado (14) o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. 

Numa entrevista ao jornal Daily Mail, Johnson antecipou que o seu plano migratório, acordado com o Ruanda em Abril, provavelmente enfrentará vários processos judiciais nos tribunais britânicos.

“Vai haver muita oposição legal por parte de escritórios que, há muito tempo, usam o dinheiro dos contribuintes para construir esse tipo de casos e frustrar a vontade do povo, a vontade do Parlamento. Estamos preparados”, disse o primeiro-ministro britânico.

Os migrantes têm entre sete e 14 dias para apresentar alegações contra este plano migratório, que foi criticado pelos partidos da oposição, por mais de 160 organizações não-governamentais e vários membros do próprio Partido Conservador de Johnson.

Um relatório da Cruz Vermelha e da organização Conselho de Refugiados alertou, esta semana, que os requerentes de asilo no Reino Unido fugiram dos centros de acolhimento onde estavam e tentaram esconder-se nas últimas semanas por medo de serem enviados para o Ruanda.

Revista Destemidos.