O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid, destacou, sexta-feira(13), a importância do sistema de transferência de água do Cafu, a partir do rio Cunene, no abastecimento e combate à seca na província.

Presidente da Assembleia Geral da ONU esteve no Cunene

Em declarações à imprensa no final da visita de constatação do funcionamento do Canal do Cafu, Abdulla Shahid, citado pela Angop, disse que o projecto surgiu para facilitar o acesso à água para o consumo das populações, gado e a prática da agricultura.

Lembrou que a população do Cunene, em 2021, enfrentou as consequências da seca, razão pela qual reconhece a dimensão do projecto, que deve servir como modelo a implementar nas regiões que enfrentam o mesmo problema.

“Visitamos o sistema de transferência de água do rio Cunene. Gostamos do que vimos. Estamos gratos pelo trabalho do Executivo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, e foi uma demonstração clara do empenho no combate à seca e às alterações climáticas”, afirmou.

Abdulla Shahid destacou ainda a colaboração do Governo angolano e das Nações Unidas na execução de projectos em curso para a criação de hortas comunitárias, enquanto o ministro das Relações Exterior, Téte António, sublinhou que a visita do Presidente da Assembleia Geral da ONU é o reconhecimento do esforço do Executivo no combate à seca.

Revista Destemidos.