A desminagem de toda a Ucrânia após a invasão russa levará entre cinco e 10 anos, disse hoje Oleh Bondar, responsável pelo departamento de desminagem do Serviço Estatal de Emergências da Ucrânia, citado pela agência de notícias local Ukrinform.

“De acordo com a experiência internacional, a remoção de minas pode levar de cinco a 10 anos”, disse Bondar, para quem uma das maiores consequências negativas da invasão russa da Ucrânia é a enorme contaminação do território por explosivos, incluindo aqueles proibidos por convenções internacionais.

Bondar esclareceu que o Exército russo usou sistemas de minas controladas remotamente, criou campos minados em cidades populosas e deixou um grande número de dispositivos explosivos.

Estes últimos são, na sua opinião, especialmente perigosos e foram colocados de forma específica para representar uma ameaça e um perigo mortal para os civis.

“Estas minas e munições foram descobertas nas regiões de Kiev, Chernigiv, Kharkiv, Sumy, Mykolaiv, Zaporijia, Dnipro, Donetsk e Lugansk”, acrescentou, referindo que representa uma grande parte do território ucraniano.

O número total de minas e bombas de fragmentação, entre outros dispositivos explosivos especialmente instalados, representa aproximadamente 10% do total de detectados e neutralizados até ao momento.

Segundo o responsável, depois de as Forças Armadas da Ucrânia libertarem cidades e vilarejos, estão a ser tomadas medidas prioritárias para a desminagem, que incluem inspecções de cidades, estradas e edifícios, trabalho de equipas de emergência em linhas de energia, tubagens de gás e água.

“Actualmente, a implementação destas medidas permitiu-nos iniciar um processo escalonado de monitorização e desminagem de terrenos agrícolas. Fazemos todo o possível para que as empresas agrícolas possam realizar a campanha de semeadura da primavera”, sublinhou Bondar.

Revista Destemidos.