Pelo menos, 1.853 empresas dos vários ramos de actividade foram já licenciadas na província de Benguela pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresa (INAPEM), nas áreas de comércio, serviços, agricultura, pecuária, pescas e indústria transformadora.

O director provincial do INAPEM, Lino Cassivela, disse que 52 empresas, certificadas e não certificadas, receberam financiamento do PRODESI, via Aviso n.º 10, do BNA, e Medidas de Alívio Económico, que beneficiaram cooperativas e operadores de comércio e distribuição. A execução física é de 95 por cento e a execução financeira é de 98 por cento, enfatizou Lino Cassivela.

O financiamento permitiu, por outro lado, a criação de 524 novos postos de trabalho, sobretudo para a juventude. O responsável referiu ser necessário trabalhar mais no fortalecimento da relação entre as instituições públicas e o sector privado, para a melhoria do ambiente de negócios, quer local, como nacional.

Actualmente, disse, o INAPEM assessora empresas, no sentido destas conseguirem, junto da banca comercial, financiamento para os seus projectos, sobretudo no que toca ao apoio na melhoria da documentação, que tem sido o principal entrave ao financiamento bancário.

A esse nível, reconheceu haver ainda um grande défice, mas disse acreditar em melhorias nos próximos tempos. O INAPEM, tutelado pelo Ministério da Economia, é o órgão encarregue pelo acompanhamento, certificação e classificação das empresas, assim como presta serviços de formação e capacitação empresarial, assistência técnica e consultoria às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).

Agro-Prodesi em Benguela

No âmbito do PRODESI, está em implementação, em Benguela, o Agro-Prodesi, para melhorar a gestão dos promotores, cooperativas e operadores do sector primário, principalmente. Ainda dentro da Agro-Prodesi, existe o Programa de Modernização das Cooperativas, para habilitar essencialmente os membros das cooperativas com capacidades técnicas e de cooperativismo, olhando para o mercado interno.

O INAPEM operacionaliza também o Programa de Educação e Cidadania Fiscal, no âmbito da relação com a AGT, para capacitar os operadores económicos sobre a tributação ao regime do novo Código Tributário, para além de outras iniciativas de promoção do empreendedorismo.

Revista Destemidos.