As idas à farmácia também irão reduzir.

Cinco dicas para fazer frente ao mau colesterol, segundo um especialista

A pensar nisso, o nutricionista e cardiologista Juliano Burckhardt partilhou, em entrevista ao portal Alto Astral,  cinco recomendações para reduzir o colesterol. Ei-las:

1- Inclua fibras na sua alimentação

Segundo o médico, o consumo de fibras solúveis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa ou ‘mau colesterol’). Isto porque formam um gel que, no intestino delgado, consegue alterar a absorção das gorduras pelo organismo. Sendo assim, o risco de cardiopatias são reduzidos. 

2- Evite gorduras saturadas e açúcar

Os alimentos ricos em gordura saturada não só contribuem para o excesso de peso como aumentam os níveis de colesterol. “Leia atentamente os rótulos”, aconselha Juliano Burckhardt.

3- Mexa-se

Bastam alguns exercícios simples por dia para diminuir os níveis de ‘mau’ colesterol. O especialista garante que meia hora é o suficiente. 

4- Consuma ‘gorduras do bem’

Nem tudo que é gorduroso é mau. O  DHA, um ácido docosa-hexaenoico, pode ajudar na função cardíaca, além de diminuir o LDL e aumentar o HDL, se for consumido regularmente. O salmão, a sardinha e o atum, por exemplo, serão alguns dos seus aliados. Quem não gosta de peixe, pode optar por suplementos com óleo de peixe ou vegetarianos de algas. 

5- Pouse o cigarro

As substâncias presentes no cigarro podem acarretar consequências catastróficas para a sua saúde. Fumar aumenta os níveis de LDL.