Declarações do Presidente da Assembleia da República na rede social Twitter.

25 de Abril construiu "democracia onde cabem todos os portugueses"

“Foi o 25 de Abril que investiu os portugueses residentes no estrangeiro como cidadãos de corpo inteiro”, escreveu Augusto Santos Silva na rede social Twitter. “A revolução que encheu de cravos os canos das espingardas fez deles e dos seus descendentes membros plenos da comunidade cívica que é a nossa pátria”, acrescentou. 

Numa série de publicações na referida rede social, o Presidente da Assembleia da República endereçou ainda um “obrigado” aos “Capitães de Abril”, por terem iniciado “o movimento que permitiu a Portugal construir uma democracia onde cabem todos os portugueses, independentemente do lugar onde nasçam ou residam”.

No Twitter, Augusto Santos Silva fez ainda referência às declarações por ele proferidas no âmbito da Sessão Solene Comemorativa do 48º Aniversário do 25 de Abril, esclarecendo ter destacado precisamente este “elo essencial entre a democracia e as comunidades residentes no estrangeiro”. Algo que optou por fazer num ano ” em que o Parlamento acaba de eleger para presidir-lhe um deputado eleito pelo círculo de Fora da Europa”.

No discurso que proferiu nessa mesma sessão solene, Santos Silva destacou a ideia de Portugal enquanto “fazedor e atravessador de pontes” – tendo dito que a abertura do país ao mundo é um “bem precioso” em tempos de ódio.

O 48.º aniversário do 25 de Abril foi assinalado, na manhã de segunda-feira, na Assembleia da República com uma sessão solene. Da parte da tarde, o Parlamento e o Palácio de São Bento reabriram ao público, enquanto milhares desfilaram nas ruas para celebrar esse marco.

Revista Destemidos