A primeira agência bancária construída na vila de Muxaluando, Nambuangongo, foi inaugurada, quinta-feira, para servir funcionários públicos e outros trabalhadores destacados na localidade, que tinham de percorrer cerca de 111 quilómetros, até Caxito, a fim de levantarem os seus salários ou realizar outras operações.

Governadora do Bengo (ao centro) no acto de inauguração 

Em Nambuangongo, o novo posto de atendimento do Banco Angolano de Investimentos (BAI) vai beneficiar a população local, em parte constituída por quatro mil pensionistas e mais de 670 professores com contas já domiciliadas no balcão inaugurado.

A governadora do Bengo, Mara Quiosa, que inaugurou o empreendimento, disse, na ocasião, que “a abertura do posto bancário representa um ganho imensurável para as populações locais, que deixam de percorrer grandes distâncias em busca de dinheiro”.

Sublinhou que o projecto do Governo Provincial do Bengo e do BAI é expandir os serviços bancários em todo território do Bengo. “Dentro de três semanas serão implementados nos municípios do Pango Aluquém e Dembos”, anunciou.

Segundo o director do BAI para a Área Comercial, Zito Quarta, a inauguração do posto bancário, em Nambuangongo, enquadra-se na estratégia de aproximação dos serviços  dos consumidores.  Explicou que, a partir do posto de agente bancário, será possível abrir contas, bem como efectuar depósitos, transferências, pagamentos, levantamentos e outras operações financeiras.

O banco dispõe de uma abrangente rede de distribuição, que engloba agências, dependências, centros de atendimento a empresas e centros de serviços premium, completando-a com a rede de ATM Centers e uma estrutura multicanal para oferta remota de produtos e serviços, como a plataforma BAI Directo e o é-Kwanza.

População satisfeita

“É um grande alívio”, declarou ao Jornal de Angola o professor João António, a cerca da abertura de uma agência bancária, afirmando que vai deixar de gastar mais de quatro mil kwanzas em viagens de táxi de Muxaluando a Caxito, só para levantar dinheiro.

O soba de Muxaluando, Correia Alfredo, lembrou que, quem estivesse a necessitar de somas pequenas como 10 mil kwanzas, recorria aos comerciantes que possuem Terminais de Pagamento Automático (TPA), onde “riscavam” os cartões multicaixas e pagavam uma taxa de 10 por cento aos proprietários.

“Isso ajuda a melhorar as condições de vida da população. Agora, só falta melhorar a estrada que liga a vila municipal a Caxito”, referiu o soba de Muxaluando.

Revista Destemidos.