O Multicaixa Express – canal de operações financeiras por telefone, atingiu 338 milhões de operações e movimentou 4,9 mil milhões de kwanzas, no ano passado.

EMIS agrega mais de 500 mil utentes no canal MCX ExpressEMIS

Nas Caixas Automáticas, vulgo Multicaixas, foram realizadas, no ano transacto, 373 milhões de operações, que movimentaram mais de 6,8 mil milhões de kwanzas, ao passo que nos Terminais de Pagamentos Automático (TPA) realizaram-se 308 milhões de operações e movimentos de 4,3 mil milhões de kwanzas.

A rede Multicaixa tem hoje cerca de 3.200 nas Caixas Automáticas e mais de 140 mil Terminais de Pagamento Automático, distribuídos por todo o território nacional.

A rede agrega mais de 500 mil utentes do canal MCX Express e assume o compromisso de manter o crescimento da rede, para atingir a total desmaterialização dos pagamentos.

Esses dados foram fornecidos, ontem, pela EMIS (Empresa Interbancária de Serviços), por ocasião do vigésimo aniversário da Rede Multicaixa de Angola, que se assinalou segunda-feira, 18. A rede entrou em funcionamento em 2002.

Segundo a EMIS, a rede começou por emitir os primeiros cartões de débito Multicaixa e por instalar as primeiras Caixas Automáticas para possibilitar a oferta de serviços mais básicos como a dispensa de dinheiro e funcionou como alavanca no processo de digitalização dos pagamentos em Angola.

Sobre a história dos seus serviços, a empresa explica, numa nota de imprensa, que a necessidade de dinamização dos pagamentos electrónicos acelerou a introdução das transferências bancárias, a implementação dos pagamentos de serviço e carregamentos, que permitiu aos operadores de comunicações electrónicas que disponibilizassem os seus serviços na rede.

Realça, também, que a aceitação e confiança na rede Multicaixa traduziu-se no seu crescimento e com isso a oferta de serviços modernos e inovadores, disponibilizando inúmerasre funcionalidades como levantamentos de numerário, transferências bancárias, pagamentos de serviço, pagamentos ao Estado e outros pagamentos como a conta de consumo de água e de energia eléctrica, com um registo de mais de 90 milhões de operações por mês.

Revista Destemidos.