A juíza conselheira presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, visitou, quarta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, alguns empreendimentos estruturantes, entre os quais a Angola LNG, de exploração de gás natural liquefeito, o Ciclo combinado, de produção de energia eléctrica e a Base do Kwanda, de apoio logístico às empresas petrolíferas.

Acompanhada pelo governador do Zaire, Pedro Makita, Exalgina Gambôa recebeu explicações detalhadas dos responsáveis sobre o funcionamento dos empreendimentos, considerados de grande valia do ponto vista de arrecadação de receitas e geração de empregos.

A deslocação ao município do Soyo enquadrou-se nas actividades comemorativas do 21º aniversário da instituição, assinalado a 12 deste mês.

Exalgina Gambôa fez-se, igualmente, acompanhar do homólogo de Portugal, José Tavares, que, na ocasião, anunciou a assinatura, entre os tribunais dos dois países, de um protocolo de cooperação, para o reforço das relações, também no quadro da Comunidade de Países da Língua Portuguesa.

José Tavares adiantou que as linhas de cooperação incidirão, particularmente, sobre a formação de auditores de ambos os tribunais e no desenvolvimento de acções conjuntas, com o intuito de encontrar metodologias de controlo, não apenas verificar a obtenção de receitas, mas também a realização de despesas públicas.

Revista Destemidos.