O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ofereceu, ontem, em Luanda, ao Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC) meios para apoiar a fiscalização e o combate aos crimes ambientais.

Novos meios vão ajudar a combater crimes ambientais

O PNUD fez a entrega de seis viaturas e de um tractor equipado, devendo em breve disponibilizar dois barcos e cinco motorizadas.

Segundo a representante adjunta do PNUD em An-gola, Mamisua Rangers,  estes meios serão utilizados para a fiscalização do Parque Nacional do Maiombe e da Reserva Natural Integral do Luando. Mamisua Rangers disse que a entrega dos meios se enquadra no combate ao comércio ilegal da vida selvagem. Realçou que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento tem trabalhado fortemente para atingir os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, que consiste na protecção da biodiversidade terrestre, protecção, recuperação e promoção  do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e a perda da biodiversidade.

A representante Adjunta do PNUD considera que Angola tem uma das maiores diversidades do ecossistema em África, com florestas tropicais húmidas e espécies raras de animais.

A directora do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC), Albertina Nzuzi Matias, considera que estes meios vão ajudar a combater os crimes am-bientais, que já atingem proporções alarmantes.

 Revista Destemidos.