Pode até parecer que ela vem mais facilmente para umas pessoas do que para outras, mas acredite: a felicidade não é uma bênção, obra do destino nem fruto do acaso ou de contingência e circunstâncias externas. A felicidade se conquista. Os pensadores gregos já a relacionavam a atitude corretas: ” A felicidade é consequência de uma atitude”, escreveu Aristóteles, que considerava essa emoção, ou Estado de espírito, algo que chega àquele que sabe fazer sempre o melhor possível de acordo com as suas possibilidades e as oportunidades que a vida lhe oferece. Assim o segredo da felicidade estaria em uma postura ativa e sábia diante da vida.

Não é razoável, muito menos saudável, no entanto, esperar que a felicidade seja um estado permanente: alcançar o bem estar não significa estar feliz o tempo todo, e sim ter saúde mental (e física) para se sentir feliz quando for apropriado ficar feliz e triste quando for adequado ficar triste.

Claro, felicidade gera felicidade, e é bem mais fácil buscá-la na vida quando já se tem uma atitude positiva.

Os benefícios que ela proporciona não se limitam ao cérebro: encontrar alegria é uma excelente maneira de combater o estresse e promover o bem estar do corpo.

Revista Destemidos

G.G.M.Â