Assinala-se esta terça-feira o 41.º dia da invasão russa da Ucrânia.

"Nem Lisboa está segura agora?" Diplomata ucraniano reage a Medvedev

Após Dmitry Medvedev, antigo presidente e pessoa próxima de Vladimir Putin, ter afirmado, na rede social Telegram, que o objetivo final da Rússia é “uma Eurásia unida, de Lisboa a Vladivostok”, Olexander Scherba, antigo embaixador da Ucrânia na Áustria, fez um comentário no Twitter à afirmação: “Então, nem Lisboa está segura agora?”

“‘Ajudante’ de Putin, Dmitry Medvedev: Queremos construir “uma Eurásia unida de Lisboa a Vladivostok”. Então, nem mesmo Lisboa está segura agora?”, questionou Scherba na rede social.

Segundo recorda a Sky News, a discussão sobre uma zona de comércio livre que se estende desde a capital portuguesa, a mais ocidental da Europa, e Vladivostok, a cidade do extremo oriente russo, onde termina o caminho-de-ferro transiberiano, não é nova tendo sido já discutida anteriormente.

Assinala-se esta terça-feira o 41.º dia da invasão russa da Ucrânia. Pelo menos 2.097 civis morreram e 1.430 ficaram feridos, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A guerra já levou à fuga de mais de dez milhões de pessoas, 4,1 milhões das quais para países vizinhos.

Revista Destemidos