O tiro de largada da 1ª Meia Maratona Internacional da Paz, em atletismo, acontece hoje, às 8h00, defronte ao Hotel Diamante, Rua das Kipakas, em Luanda, cujo percurso é de 21 quilómetros.

Até este domingo,  17 dos 24 fundistas estrangeiros estavam confirmados para a prova que vai assinalar os 20 anos do calar das armas em território que hoje  se assinala, com a participação de 1.200 atletas, entre profissionais e amadores.  

O responsável da CRDS Eventos, Carlos Rosa, garantiu que estão criadas as condições não só para a Maratona Internacional bem como para a Corrida da Família, de carácter lúdico, que arranca meia hora depois.

“Da nossa parte está tudo acautelado, temos as condições criadas. Temos de agradecer as disponibilidades das pessoas que integraram esse projecto. Estamos a trabalhar com o agrimensor, há uma semana, e dentro daquilo que foi preconizado esperamos que seja um sucesso”, anteviu Carlos Rosa. 

A competição vai contar com nove postos de abastecimento de água, para o refrescamento de todos os corredores. O primeiro posto será instalado no local da partida, e o último na chegada, defronte ao Memorial António Agostinho Neto, na Nova Marginal.

Os restantes locais de refrescamento e abastecimento de água serão colocados  com separação de três quilómetros cada um. A 1ª Meia Maratona está orçada em 74 milhões e 523 mil kwanzas. A CRDS Eventos desportivos e culturais vai oferecer, também, um bónus de 50 mil dólares ao atleta que estabelecer o novo recorde mundial.

O ugandês Jacob Kiplimo, 21 anos, é o actual recordista, com o tempo de 57 minutos e 31 segundos, estabelecido na Meia Maratona de Lisboa, no ano passado.

Revista Destemidos.

G.G.M.Â