Todas as alegações de crimes de guerra e outros abusos de direitos humanos na Ucrânia devem ser verificadas de maneira factual antes de conclusões serem tiradas e acusações serem feitas, disse o embaixador da China na Organização das Nações Unidas (ONU), Zhang Jun, em sessão na organização nesta terça-feira (5).

O posicionamento do país em Nova York é um respaldo à posição de neutralidade sobre a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, desencadeada em 24 de fevereiro.

Na última sexta-feira (1º), um oficial admitiu que a China atua como mediadora nas negociações entre Rússia e Ucrânia, mas que esse papel não deve ser superestimado.

“As reportagens e as imagens de mortes de civis em Bucha são muito perturbadoras. As causas específicas e as circunstâncias relevantes do incidente devem ser estabelecidas e verificadas. Todas e quaisquer acusações devem ser baseadas em fatos antes que conclusões sejam esboçadas. Todas as partes devem exercitar os limites e evitar acusações infundadas”, ponderou o diplomata chinês durante encontro do Conselho de Segurança da ONU hoje (5).

Imagens que supostamente mostram corpos de civis mortos nas ruas da cidade de Bucha surgiram vários dias após a saída das forças russas da área e a entrada das forças ucranianas.

Revista Destemidos.

G.G.M.Â