Os novos membros do Conselho da República, designadamente Adalberto da Costa Júnior, Nimi A Simbi e Jorge Alicerces Valentim, prometeram, ontem, durante a tomada de posse, na Cidade Alta, contribuir para a paz e reconciliação nacional, a favor de um ambiente de tranquilidade e do progresso do país.

O Chefe de Estado, ao se dirigir aos recém-empossados, fez saber que, num ano tão crucial como este, em que os angolanos vão às urnas para escolher os deputados à Assembleia Nacional, por maioria de razão, é o ano em que o Presidente da República mais precisa do trabalho dos conselheiros. “Acredito que todos estão em altura de fazê-lo”, sublinhou.

João Lourenço espera, por isso, contar com a experiência e conhecimentos dos conselheiros, independentemente de outros factores, tendo em conta o contexto político do país, referido, a propósito, pelo Presidente da República, como “um ano tão crucial”. “Desejo as boas vindas aos novos conselheiros”, enfatizou.

Os novos membros do Conselho da República, dois foram designados por inerência de funções, por serem presidentes de partidos políticos, nomeadamente da UNITA e da FNLA, e o terceiro, como membro da sociedade civil, indicado pelo Presidente da República, ocupando o lugar de um antigo conselheiro que passou a desempenhar funções no Executivo.

Em declarações à imprensa, os conselheiros traçaram as linhas do seu posicionamento e participação no órgão colegial de consulta do Presidente da República. Para o presidente da FNLA, Nimi A Simbi, a presença no Conselho da República é uma oportunidade para apoiar todos os actos a favor da democracia, primeiro, e apoiar as decisões tomadas para  melhorar a condição de vida dos angolanos, que, neste momento, estão particularmente muito difíceis, em segundo lugar. “Devem ser tomadas algumas medidas  corajosas para melhorar a vida dos angolanos”.

O político e nacionalista Jorge Valentim, de 84 anos de idade, disse que ainda tem força intelectual para trabalhar, duramente, na consolidação da paz, da reconciliação nacional e em prol do progresso do país. “Reconheço que muito tem sido feito pelo Executivo neste sentido, e, por isso, estou disponível para ajudar, com as minhas ideias, para que Angola ocupe sempre um lugar de vanguarda no contexto mundial”, afirmou o novo embro do Conselho.

O líder da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, prometeu fazer de tudo ao seu alcance para consolidar o ambiente de paz e reconciliação nacional, principalmente num ano de eleições e prometeu  empenhar-se para ajudar a “encaminhar as coisas, até lá, num ambiente de grande harmonia”.

Audiência com  Presidente

O líder da UNITA é recebido hoje, em audiência, pelo Chefe de Estado. A confirmação foi feita pelo próprio. “Vou ser recebido, em audiência, pelo Presidente da República, sinal de que, mais uma vez, prometo tudo fazer pela estabilidade, pela paz e pelo desenvolvimento, dentro de um ambiente de absoluta harmonia”, disse. 

 Posse de embaixador

O Presidente da República empossou, ontem, o  novo embaixador de Angola na Côte d´Ivoire, Domingos  Pacheco. João Lourenço encorajou o diplomata a contribuir, de forma significativa, para o reforço dos laços de amizade e cooperação que se pretende desenvolver com aquele país.

Revista Destemidos.

G.G.M.Â