Vladimir Medinsky, assessor do presidente Vladimir Putin e chefe da delegação russa, durante as negociações em Istambul, 29 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2022

Vladimir Medinsky, assessor do presidente Vladimir Putin e chefe da delegação russa, disse que as negociações em Istambul decorreram de forma construtiva.

Segundo informa a agência turca Anadolu, o primeiro dia das atuais negociações russo-ucranianas em Istalmbul, que duraram por volta de três horas, terminou.

O assessor prometeu que a Rússia vai considerar as propostas feitas pelo lado ucraniano e elas serão relatadas a Vladimir Putin.

Ele revelou ainda que a Rússia dá “dois passos na desescalada do conflito“, esclarecendo que esses passos incluem uma parte política e uma militar.

No âmbito militar, o passo significa a redução radical da atividade militar nas direções de Kiev e Chernigov. No âmbito político, trata-se da possibilidade da reunião entre Putin e Zelensky.

“Após a conversa construtiva de hoje, concordamos e propomos uma solução, segundo a qual a reunião entre os chefes de Estado é possível simultaneamente com a assinatura de um acordo pelos ministros das Relações Exteriores”, disse Medinsky aos jornalistas, ressaltando que nesse dia é possível discutir ainda diversos detalhes políticos do documento.

Além disso, Medinsky acrescentou que a reunião entre os líderes russo e ucraniano será possível assim que o acordo de paz esteja pronto.

O assessor comentou ainda que a organização do encontro “não é uma questão fácil, especialmente porque pode ser uma reunião multilateral com participação de Estados garantes da paz e segurança na Ucrânia”.

Revista Destemidos