Participantes ao Workshop denominado Comboio de Reabilitação

Luena – Mais de 100 fisioterapeutas do país estão reunidos, desde hoje, terça-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, para troca de experiência e abordar o presente e o futuro da profissão, num workshop denominado o “Comboio da Reabilitação Física”.

Em três dias, os profissionais vão abordar a “importância da reabilitação precoce em pacientes com pé torto congénito pelo método de posenti”, “estado da reabilitação física na cidade do Huambo”, “a contribuição da auriculomedicina”, “acupunctura”, “orgonites e tuí na massagem” e a “medicina e reabilitação na perspectiva holística”.

Em declarações à ANGOP, a presidente da associação dos Fisioterapeutas de Angola, Victória Fortunato, informou que uma das dificuldades a ser abordada no workshop tem que ver com os aparelhos ligados à área.

Fisioterapeuta Adalgisa David, especialista em medicina tradicional chinesa

A responsável afirmou que a falta de material moderno tem implicações no diagnóstico e tratamento de doenças como as sequelas dos Acidentes Vasculares Cerebral (AVC), limitação musculares, deficiência da fala, as mais frequentes. 

Victória Fortunato apelou as autoridades a prestarem mais atenção à classe, dando-lhes mais dignidade.

Defendeu igualmente para a necessidade das universidades implementarem cursos de especialização na área de fisioterapia e minimizar-se a procura de recursos humanos ligados à área.

Para a fisioterapeuta Adalgisa David, especialista em medicina tradicional chinesa, o encontro servirá, além de analisar as dificuldades, conhecer o método de actuação de cada especialidade perante os pacientes.

A Associação dos Fisioterapeuta de Angola controla mais de três mil profissionais, entre técnicos médios e superiores.