A cooperativa Agrijovem “Ngula Chinhama” no município da Conda, província do Cuanza Sul, beneficiou, esta terça-feira, de kits agrícolas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado de Combate à Fome e à Pobreza.

Dos meios entregues pelo administrador municipal da Conda, Adão da Silva Pereira, constam enxadas, catanas, tubos de irrigação, chupadores, sementes, fertilizantes, motobombas e pulverizadores.

Ao intervir no acto, o administrador Adão da Silva Pereira disse que o gesto  visa incentivar o aumento da produção,  diversificar a economia local, assim como contribuir na redução dos níveis de pobreza nas comunidades.

“Apelamos aos jovens inseridos nesta cooperativa no sentido de se empenharem no trabalho, de modo a garantir a sustentabilidade das suas famílias e contribuir para a geração de emprego”, salientou.

Garantiu que a administração municipal vai continuar a envidar esforços no sentido de apoiar as cooperativas da circunscrição por forma a aumentar a produção agrícola.

“Temos um compromisso sério com a juventude, por isso vamos continuar a trabalhar com os nossos parceiros no domínio da introdução de novas técnicas agrícolas”, afirmou.

Por seu turno, o coordenador da cooperativa, Alberto João, congratulou-se com o gesto da administração da Conda e seus parceiros, bem como o apoio técnico do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, que tem permitido alavancar o projecto na circunscrição.

“Temos plena certeza de que com a ajuda recebida abre-se um novo caminho para resolvermos dois dos principais problemas que afectam os jovens do município, que são a pobreza e o desemprego”, salientou.

A cooperativa Agrijovem “Ngula Chinhama” é integrada por 25 jovens, que se dedicam à produção de cereais, tubérculos, leguminosas e hortícolas.

O município da Conda dista a 102 quilómetros da cidade do Sumbe (capital) e conta com uma população estimada em cerca de 95 mil habitantes.

Revista Destemidos