O potencial de Angola na produção de frutas como o abacate, a manga e os citrinos serviu de chamariz para o desenvolvimento de uma parceria entre a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) e o Consórcio Flying Swans para mitigar os constrangimentos logísticos no mercado para o acesso aos exportadores.

A parceria assinada nesta quinta-feira, 24 de Março, em Bruxalas, no âmbito do Fórum de Negócios União Europeia-Angola, visa reforçar o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional Logística e dinamizar as infraestruturas da cadeia de frio no sector logístico.

A parceria entre ARCCLA e a Flying Swans conta com o apoio dos Governos dos Países Baixos e Angolano para o desenvolvimento de uma Estratégia associada a Logística Nacional, incluindo uma descrição detalhada dos papéis e responsabilidades operacionais e financeiras das partes envolvidas, sendo que as duas entidades comprometem-se a desenvolver projectos no sector logístico que tem como parte integral a dinamização de infra-estruturas da cadeia logística de frio.

O PDA assinado pelo PCA da ARCCLA (PCA), Catarino Fontes Pereira e Jeroen Bos pela Flying Swans (Membro do Consórcio), inclui a implantação de um projecto-piloto para demonstração da importância das infra-estruturas logísticas de frio ou temperatura controlada para fins de exportação.

A Flying Swans é uma organização neerlandesa (holandesa) especializada em atender a estes desafios através da oferta de soluções da cadeia logística de ponta-a-ponta, em colaboração directa com entidades locais responsáveis pela implementação de políticas de desenvolvimento destes sectores e com o apoio do governo e de agentes privados da Holanda.

A ARCCLA é uma entidade reguladora, fiscalizadora e supervisora da actividade logística e matérias conexas, responsável pela concepção, elaboração, aplicação e implementação e controle de normas e regulamentos que contribuem para facilitação do comércio, tráfego marítimo e operações logísticas. Tem ainda a responsabilidade de promover e dinamizar a Rede Nacional de Plataformas Logísticas.

O Fórum Angola-União Europeia promovido pelo Ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, reúne num encontro de Networking para negócios, empresários angolanos e europeus para captação de potenciais investidores tendo como base as reformas que o país está a implementar a nível político e económico.

Revista Destemidos