O Presidente da República, João Lourenço, endereçou uma mensagem ao seu homólogo da Sérvia, Aleksandar Vučić, entregue esta segunda-feira, em Belgrado, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.  

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), o teor da mensagem não foi revelado, mas deverá estar relacionado com o aprofundamento da cooperação nos mais variados domínios da esfera político-diplomática, económica, científica e cultural entre os dois países. 

Em 2021, a Sérvia ofereceu a Angola 13 bolsas de estudos. Este ano, está programado o envio de mais 19 angolanos,  já seleccionados pelo Instituto Nacional de Bolsas de Estudos (INAGBE). 

Durante a audiência, em nome do Chefe de Estado angolano, Téte António agradeceu a outorga da Faixa de Ordem da República da Sérvia, a mais alta distinção daquele país europeu, a João Lourenço, por ocasião da celebração do Dia Nacional da Sérvia, assinalado em Fevereiro. 

O diplomata explicou que Angola está a acompanhar, com bastante interesse, o actual conflito na Ucrânia, que tem recrudescido as tensões regionais e mundiais.

Tal como a Sérvia, Angola absteve-se, no início de Março, na votação da Assembleia Geral da ONU que condenou a invasão da Ucrânia pela Federação Russa, com 145 países a favor e cinco contra. No total, 35 países abstiveram-se. 

Angola defende o princípio de que o actual conflito russo-ucraniano seja resolvido com base no diálogo e na diplomacia. 

Revista Destemidos