O presidente ucraniano pede mais ajuda militar e armamento “a ganhar pó” no Ocidente e avisa que é impossível libertar Mariupol sem mais tanques.

Zelensky, irritado, diz que pede apenas 1% dos tanques e aviões da NATO

Citado pela Reuters, Zelensky vincou o arsenal parado dos países que têm apoiado as forças armadas ucranianas, e sugeriu que este arsenal não é enviado por “medo” de Moscovo.

“Isto é o que os nossos parceiros têm, o que está simplesmente a ganhar pó. Isto não é só para a liberdade da Ucrânia, é pela liberdade da Europa”, apelou Zelensky, afirmando que está à espera há demasiado tempo.

O presidente ucraniano pediu mais armamento antiaéreo e antitanques, assim como mais armas, aviões e veículos armados.

Para aquele país, bastava apenas 1% da aviação da NATO e 1% dos tanques para a Ucrânia sobreviver à invasão, afirmou o líder ucraniano.

“Estamos à espera há 31 dias. Quem manda na comunidade Euro-Atlântica?”, questionou. “É realmente Moscovo, graças à intimidação.”

Russos pagarão com “ódio e desdém”

Zelensky também deixou uma forte mensagem às forças russas, à semelhança do que já tem feito através dos vídeos na rede social Telegram. O líder ucraniano garantiu que o país iria vencer a guerra, respondendo à invasão com “ódio e desdém”.

“Os camponeses ucranianos têm detido pilotos russos de aviões abatidos na nossa terra. As nossas ‘forças tratores’, os agricultores ucranianos, encontram equipamento russo nos campos, deixado pelos invasores. Na verdade, é a melhor decisão: é melhor escapar que morrer”, rematou Zelensky.

O presidente mencionou também Mariupol, a cidade mais devastada e fustigada pelo cerco russo, onde centenas de milhares de pessoas continuam presas nos escombros da cidade.

“Desejo pelo menos 1% da sua coragem [dos ucranianos a defender Mariupol] aos que pensam durante 31 dias sobre como transferir uma dúzia ou duas de aviões ou tanques”, insistiu.

Revista Destemidos